Monday, December 31, 2007

Filosofia de Playstation - II

Einhander




"Use as armas de seu adversário contra ele mesmo"

Hora de abstrair

Cara, é impressionante a riqueza cultural que a gente encontra nos videogames. A princípio, não dá pra esperar muito mais do que um simples entretenimento, mas se você gastar alguns minutos pensando sobre a mecânica de um jogo, vai ver que dá até pra tirar alguma coisa positiva, além da diversão.
O jogo da vez é um clássico para o nosso amado PSX: Einhander. Em suma, é um jogo de visão lateral, daqueles em que você tem que destruir tudo que se mexe na tela. Muitas explosões, tiros, o caos total. Há um elemento, porém, que o difere da maioria dos jogos desse tipo: vários inimigos carregam armas que podem ser usadas pelo jogador.

Considerando que a arma-padrão do jogador é um tanto mirrada, usar as armas que os inimigos gentilmente cedem é um dos fatores elementares pra se jogar com êxito e, óbvio, muita satisfação. Considere também um design bizarro pra sua nave e uma trilha sonora bacana.

Dia desses, lá estava eu pensando com meus botões acerca desse joguinho. Ora, se estamos mergulhados em um abiente hostil, e tantas vezes somos considerados loucos, anormais, figuras alienígenas, e se nem sempre temos um super-arsenal pra lutar contra todas as ameaças que se levantam contra nós, então temos muito em comum com a personagem principal de Einhander e sua estranha nave azul.

Sendo assim, deve haver algum jeito de lutar contra tantos obstáculos sem necessariamente falhar. Se olharmos nossos problemas e seus causadores de uma perspectiva diferente, não somente como problemas, mas como problema-e-solução, talvez consigamos tirar aguma coisa da situação que nos permita transformar algo ruim em bom.

Não é nenhuma reflexão de outro mundo, tampouco é uma coisa fácil. A abstração aqui foi muito longe, mas seria legal se o leitor pudesse jogar o tal jogo ou assistir a uns vídeos no youtube pra ver como se faz. Na vida não é tão simples, mas o aprendizado é sempre válido.

3 comments:

Daniel. said...

Seu post foi quase tão legal quanto o próprio jogo (lembro que tenho um amigo em Recife cujo pai era totalmente viciado em Einhander... E eu também gostava, mas nunca consegui jogar muito porque não tive PSx...)

De fato, se olharmos pra nossas provações como oportunidades de crescer e de glorificar a Deus, isso vai ser massa.

Continue com os posts filosóficos sobre Playstation! São legais!

Ricardo said...

Aêêêêê!!!

Ainda que não tenha sido, me reservo o direito de acreditar que esse foi em minha homenagem, já que eu pedi "Filosofia de Playstation - II"!!!

Cara, pra variar vc mandou bem! Eu curto um bocado esse jeito como vc tira de jogos (coisa em que eu sou viciado) lições tão... Simples. Sabe, um amigo meu me falava disso esses dias, mas no judô.

Segundo ele, o jeito mais fácil de derrubar alguém no judô, é usar sua própria força e sua força de ataque para desequilibrá-lo e leválo ao chão...

Curti, Mr Daniel ;D

Ricardo said...

Segundo ele, o jeito mais fácil de derrubar alguém no judô, é usar sua própria AGRESSIVIDADE e sua força de ataque para desequilibrá-lo e levá-lo ao chão...

*corrigindo* (eu tenho que revisar o que escrevo...)