Monday, December 29, 2008

Promessas de pedra

Ah, cara, 2008 demorou a passar pra mim. E se quer mesmo saber, não foi um ano dos mais felizes que eu já tive. Não sei bem dizer o porquê, mas sei que não dá pra ficar assim.
Estava eu a pensar sobre meus resultados e percebi que tudo que eu conquistei nesse ano se resume a praticamente nada. Minhas notas foram só o suficiente pra passar, não fui aprovado em nenhum concurso público, minha produção musical foi mínima, meu blog ficou às moscas e levei dois foras boniiiitos.Isso sem contar que não consegui honrar algumas das minhas promessas que fiz pra esse ano.
Tudo isso me deixou muito incomodado, e foi assim, me sentindo inquieto e um tanto inútil, que resolvi fazer uma lista de metas pra 2009. São objetivos nos quais decidi gastar tempo e esforço, a fim de fazer a minha vida render. Não quero que sejam simplesmente promessas sopradas, que o vento leva embora. Precisam ser capazes de resistir aos imprevistos, ao desânimo e à preguiça.
Eu não acredito em nenhuma espécie de simpatia pra ano novo, mas se alguém me perguntasse o que muda de hoje pra amanhã, diria que é muita coisa. Meu pai às vezes me conta histórias de quando eu era menor, de como eu fixava uma data pra fazer algo, e fazia. Pra parar de chupar o dedo foi assim, e pra tirar as rodinhas da bicicleta, também. E amanhã, alguma reviravolta, proporcional à complexidade da minha vida atualmente, tem de acontecer.
Fiquei entusiasmado com tal idéia, já tá bem dentro da minha caixola. Mas se for pra acordar desorientado já no primeiro dia do ano, não vai prestar. Por isso, elaborei um plano pra cada meta que estabeleci. Digeri muitas delas em porções diárias, pequenas, pra não ficar com preguiça e não esquecer. Não vai ficar pra depois e não vai atrasar.
Quero estar ocupado o suficiente pra não ver o tempo passar em 2009. Tive uma sensação desagradável de vazio durante 2008, enquanto ficava olhando a grama da minha quadra, as crianças brincando no meio da tarde, era um perfeito vagabundo. No dia 31 de dezembro do ano que vem, quero poder dizer aqui "ei, lembra-se das metas de que falei há um ano? Pois é, consegui isto, aquilo, e aquiloutro também". Quero ter a certeza de que o meu tempo foi bem gasto e de que o meu esforço em mudar o que precisa ser mudado hoje valeu a pena. Feliz 2009.

10 comments:

Filipe Hagen said...

Bacana ler esse texto que fechou 2008 pensando em 2009! Incentiva a quem lê a ter a mesma atitude.
Sucesso nessa luta!

Anonymous said...

Muito bom o seu texto.
As grandes mudanças tanto na nossa vida pessoal, como nas demais atividades são feitas por decisões como essas que você colocou.
Estou torcendo para que você consiga realizar o que espera e ainda mais.

thamiris said...

Oo..acho q meu ano não foi mt diferente do teu não..tirando o nda pra fazer!
masss tomaaara q seja tdo difereente em 2009!
Boaaa sorte com suas metas!

Anonymous said...

amei o texto! bom 2009...

Anonymous said...

Adorei este como todos os outros textos. Identifiquei-me, em especial, por deixar um incentivo aos reles mortais que não souberam aproveitar ao máximo. Ficaram coisas por dizer, por fazer, por não esquecer. Obrigada por mais um dia de inspiração ;) Beijos lindo

Anonymous said...

É, todo fim de ano é a mesma retrospectiva...

eu tambem sempre esqueço minhas metas de ano novo, por isso esse ano eu comecei um diário e anoto lá minhas resoluções.
parece coisa antiga com blogs e tudo, mas está sendo bem produtivo.
e ainda é um lugar pra escrever tudo aquilo que não da coragem de dizer.

Anonymous said...

A sensação de conseguir atingir as metas é maravilhosa. Mas, é absurdamente importante que nesse processo vc deixe tempo para não fazer nada, para ficar olhando o gramado. O esquema de "não ter tempo pra pensar" não funciona não, cara... faz um 80/20 que vai tudo tranquilo. A pior armadilha é trocar algo da meta por uma saída com os amigos, por exemplo. É foda, mas tem que saber recusar coisa boa pra não se perder tb.

Anonymous said...

Legal o que vc escreveu.
Eu também fiz uma lista de metas para 2009.
Bem...se vc deseja mudar alguns pontos e atitude na sua vida para que ela melhore, então mude. Mas não se pressione demais, pq isso pode te fazer mal.
Vai vivendo um dia de cada vez, e senpre qdo deitar a cabeça ao travesseiro pense e avalie as suas atitude e as coisas que vc fez durante o dia. Acho isso um bom exercício para se ter um melhor auto-conhecimento e melhorar como pessoa.
Tá. Chega! Eu falo demais.

um beeijo e a gente se esbarra no msn.

Rafael Werneck said...

Interesante... A GENTE SEMPRE PENSA UMBOCA.. MAS COSTUMA FGAZER POUCO... e lidar com esse monstro que podemos nos tornar é sempre um ponto a se leva rem consideração.. um monstro ocioso opu louco demias.. sem equilíbrio... Gostei do pensamento me fez refletir muito do que sou e doq ue fui em 2008... falows!!

Blá, Blá, Blá said...

Nossa Daniel...
Tive a mesma sensação ao longo do ano de 2008 e por incrível que pareça também fiz uma lista de metas para 2009... Lembrei do exato momento da virada em que os amigos comemoravam e eu só consegui fechar os olhos e agradecer por 2008 ter acabado!