Wednesday, December 17, 2008

Antes de dormir

Eu não sei o que acontece, mas alguma coisa muda na minha cabeça quando ela encontra o travesseiro, minutos antes de tudo virar uma grande tela branca. É naquela fração de minutos que eu pareço ter um pensamento mais claro, viajo mais e melhor, e encontro soluções pra alguns dos meus problemas.
"Amanhã não vai dar pra adiar mais", "tenho de levar meu violão pro conserto", "o que vou fazer em relação a isto ou aquilo? Humm, parece ser esta uma boa solução", "fulana tá me dando mole, será que rola de investir?", "36... hã?! É o resultado daquele exercício infeliz, e é assim que se faz..." e "finalmente a frase que completa aquela música!" são algumas vagas lembranças desses momentos de maior iluminação, não obstante a luz apagada. Vagas porque não adianta eu correr e buscar um papel pra anotar as idéias. No meio do caminho, já foi metade embora.
Um dia, porém, resolvi bancar o esperto. Lanterna, lápis e papel ficaram ali, do meu ladinho, de tocaia pra quando as elas viessem. Tinha até uma borracha de prontidão, caso o surto fosse grande. Mas não apareceu nenhuma boa idéia naquela noite. Em outras ocasiões, quando vou dormir desarmado, lá estão elas aos montes. Será que elas têm de serem anotadas?
Talvez nem todas sejam realmente boas, mas dá pra dizer que são diferentes. São coisas que eu não penso durante o dia, quando qualquer movimento me chama a atenção. E vêm como um relâmpago, que num instante brilha e ilumina outras idéias escondidas, e logo depois se apaga, atiçando a minha curiosidade.
Eu fico ali, deitado, querendo imaginar mais, pensar mais, achando que vou lembrar tudo quando acordar, mas não demora muito e o sono faz sua parte. No outro dia, vêm os problemas e as especulações rotineiras e sem sentido pra me ocupar. Algumas soluções pra eles vêm de ontem, e é pensando na vida antes de dormir que eu percebo que a minha vida evolui.

9 comments:

Daniel. said...

insista no caderno, ou num gravador. Gravador deve ser mais 'rápido' ainda pra anotar. Acaba funcionando. Já ouvi vários relatos parecidos, de problemas solucionados no meio do sono.

=]

Anonymous said...

tudo bem...
isso acontece com todo mundo.
aconteceu comigo depois do vestibular:
"que droga, era a C"
voce devia mesmo anotá-las.
isso me lembra Dom Casmurro e os três versos que ele pensou antes de dormir e nunca terminou.

->da sua mais nova (e fiel) leitora

Anonymous said...

é, você não é o único...

Sabina a comlombina said...

A sua mais nova leitora via orkut :)
Parabéns, novamente, pelo blog..
Achei q ele expressa mta sinceridade e sentimento.

:*

Anonymous said...

nossa... seus textos são simples, cotidianos mesmo e tão legais.N é nd doido como marina colasanti, então causa uma certa relação de identificação com o leitor até qdo é p dar uma certa agulhadinha cm vc fez com as mulheres naquele "abelhas, mulheres...".Parabéns por se dedicar a esse trabalho,é algo q eu tb gostaria de fazer.
Essa situação do "antes de dormir" acontece bastante comigo, mas até q eu desço da beliche, acendo a luz, acordo minha irmã... toda a poesia já se foi =D

thamiris said...

Vc é um escritoor!
e dos bons!!
xD

said...

um garoto que escreve com suas próprias palavras, olha, tô de cara (:

Anonymous said...

o travesseiro é muito inspirador!
mas aí dá uma preguiça de levantar...

mais recorrente é andar pelas ruas, e a mente cheia de idéias...

Filipe Hagen said...

Muito bom esse texto. Essa angústia de guardar tudo que se desprende da memória todos encaram. Siga atrás de ferramentas para o registro que uma hora você acerta!