Wednesday, July 22, 2015

Meias Brancas

Houve um tempo em que eu pensava que meias brancas eram o santo graal dos trajes masculinos. Simplesmente não havia peça indispensável como aquelas maravilhosas coberturas alvas e felpudas para nossos pés.Não importava a cor da calça, tampouco a cor do tênis, - nem vou falar calçado, porque não faz muito tempo que a definição desse termo foi atualizada em minha vida, abrangendo também sapatos sociais - meia branca era o must.
É fácil explicar tamanha fissura por uma peça da indumentária. Basicamente todas as referências infantis usavam meias brancas. A Turma da Mônica usava; os pagodeiros usavam; Michael Jackson usava; o time de futebol do Brasil usava e ainda usa, e os metaleiros também deviam usar, apesar de não ser possível a constatação fática.
Foi só depois de muito crescido que me dei conta de que meias de outras cores não são bregas, nem cafonas. Usar uma meia da cor da da calça ou do calcado na verdade significa não só uma complacência indolor às regrada básicas de vestuário,como também uma ode à diversidade. Finalmente entendi que nem todas as meias do mundo precisam ser brancas.
Isso significa que elas perderam seu lugar de respeito? É claro que não. Meias brancas ainda predominam por aí, são fáceis de achar e vão nos socorrer na hora do aperto e da escassez, como boas médicas que são na lida diária com calçados fechados - agora abrangendo os sociais. Elas apenas ganharam mais companheiras pra dividir um trabalho para o qual, embora servindo, nem sempre são o par ideal.

No comments: