Wednesday, February 04, 2009

Segredos naturais

Sabe quando você conta alguma coisa a alguém, e acontece dela soltar aquilo na sua frente e na de um monte de outras pessoas? Uma revelação daquele assunto ou fato não era sequer imaginada, mas você não disse que era segredo...
Isso tem me acontecido bastante ultimamente. Será que escolho mal as coisas que quero contar aos meus amigos? Será que escolho meus amigos mal? Bem, ainda não tenho respostas conclusivas pra essas questões, e sempre me vem uma pergunta à caixola quando penso a esse respeito: precisamos dizer que algo é segredo pra que aquilo não se espalhe? Dito de outra forma, será que o tom e o tema de um diálogo não são suficientes pra que uma pessoa determine se deve ou não guardar aquilo pra si mesma?
Parece-me que entre dois cúmplices autênticos existe o que se pode chamar de segredo natural. Numa conversa de rotina, não é necessário dizer o que deve ou não ser comunicado a outras pessoas. Eles simplesmente sacam o que é conveniente permitir que outros saibam sobre seu interlocutor. E o mais duro é conseguir construir esse tipo de habilidade não somente com as pessoas do nosso círculo íntimo, mas também com aquelas que a gente vê uma vez na vida e só.
No fim, resume-se tudo a isto: discernimento. Talvez alguém possa nos dizer algo sem mencionar que tal é um segredo, mas o simples fato de o sabermos pode sinalizar que aquela pessoa confia em nós. Então, pense bastante no que vai dizer dos outros por aí, e se for alguma fofoca ou coisa degradante, esqueça. Quantos segredos naturais você deve saber? Quantos já revelou de si mesmo?

5 comments:

Anonymous said...

é sempre dificil escolher pra quem a gente conta os segredos, pq as vezes a gente precisa contar pra alguém.
mas na dúvida alguns eu só conto pro diário.

Anonymous said...

ÀS VEZES não se trata da escolha do amigo, mas apenas da maneira como a informação é transmitida.

Entretanto o amigo, de fato, saberá interpretar o "segredo natural", pois o mesmo o conhece e perceberá que aquele assunto não deve ser apregoado aos quatro ventos.

Como assevera Meyer, "Às vezes, a lealdade impede que você faça o que quer. Às vezes o segredo não é seu.", com isso constato que, amigos verdadeiros sabem resguardar aquilo que vc não quer que seja revelado.

=)*

Anonymous said...

ps: acredito ser afortunada, pois as pessoas, meus amigos ao menos, parecem confiar em mim, até mesmo os que conheço a pouquíssimo tempo.

pps: quanto aos meus "segredos naturais"
bem, acho que não são avaliados como segredos propriamente...
São ditos, mas de maneira obscura oq não os tornam segredos, mas palavras jogadas sem muito significado.
De outro modo, acredito não ter muito segredos p/ contar

thamiris said...

por isso q a gnt sempre fla:
amigo meesmo, soh Deus!
Ele entende tdoooo q vc qer dizer!
...
mas na vontade de contar pra alguém,o melhor é pedir sabedoria à Deus para escolher os amigos certoos!..
Digo maaiss, pq as vezes a gt leva umas apunhaladas pelas costas..
Contar segreeedaooo soh pra Deus, pai e mae..as vezes irmao ou algo parecido!
o ser humano eh mt imprevisível ñ eh msm?

Filipe Hagen said...

Isso daí a gente encara continuamente, né? Não é fácil... A gente quebra a cara. Também tenho a mesma dificuldade de saber se 'determino' o que é segredo na conversa ou deixo que o ouvinte assimile da maneira que espero.